Avançar para o conteúdo

Dia do Ambiente 2021

O Dia Mundial do Meio Ambiente é celebrado anualmente a 5 de junho devido à conferência sobre questões ambientais da Organização das Nações Unidas, em Estocolmo em 1972.

A Assembleia Geral da ONU de 15 de dezembro de 1972, adotou a Resolução 2994 designando o dia 5 de junho como o Dia Mundial do Meio Ambiente. 

Este ano, o Paquistão será o anfitrião e o tema é A Restauração do Meio Ambiente.

“Só com ecossistemas saudáveis ​​podemos melhorar a subsistência das pessoas, neutralizar as mudanças climáticas e impedir o colapso da biodiversidade.”

Pretende-se consciencializar para a importância da aproximação do ser humano ao meio ambiente e será lançada a Década para a Restauração dos Ecossistemas, 2021 – 2030, significa auxiliar na recuperação de ecossistemas que foram degradados ou destruídos, bem como conservar os ecossistemas que ainda estão intactos. Até 2030, a restauração de 350 milhões de hectares de ecossistemas terrestres e aquáticos degradados pode remover 13 a 26 giga toneladas de gases de efeito estufa da atmosfera.

No site oficial do Dia Mundial do Meio Ambiente, a ONU disponibiliza um documento que aborda várias ideias e práticas para a “cura” do planeta. A ONU procura envolver todos na mesma causa, desde indivíduos a empresas e até os Governos. 
Em suma, este guia descreve perspetivas para restaurar os seguintes tipos de ecossistemas:

– Florestas;
– Campos agrícolas;
– Pastagens e savanas
– Rios e lagos;
– Oceanos e costas
– Vilas e cidades,
– Montanhas.

O documento também traz soluções e descreve como TODOS podem tornar-se parte do movimento global #GeraçãoRestauração que tem como objetivo restaurar ecossistemas em todos os lugares para o bem das pessoas e da natureza. 

Em Portugal, este ano também se celebram os 50 anos da criação do primeiro organismo público de política pública de Ambiente, a CNA-Comissão Nacional do Ambiente.

Inspire-se e faça parte da mudança, a final de contas, não há planeta b!