Avançar para o conteúdo

Dia Internacional da Reciclagem 2022

2022 - Dia Internacional da Reciclagem 2022

O Dia Internacional da Reciclagem celebra-se a 17 de Maio, data instituída pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) para relembrar a importância de reduzir, reutilizar e reciclar os resíduos.

Sabia que..
Existem mais de 43 mil ecopontos espalhados pelo território nacional?
E que…
100% da população tem acesso à recolha seletiva?

Apesar dos resultados positivos alcançados, existe ainda um grande potencial de crescimento em assumir como hábito a separação em casa e fora de casa, resultando em maiores quantidades de embalagens usadas a encaminhar, que consequentemente representam um importante contributo para a transição de um modelo económico circular.

A recolha seletiva de embalagens registou, no último ano, um aumentou de 6,4%, face a 2020, tendo sido encaminhadas mais de 435 mil toneladas para reciclagem. Os dados, partilhados pela Sociedade Ponto Verde, indicam que as as embalagens são o único fluxo de resíduos urbanos a cumprir com as metas nacionais.
Entre os materiais que são colocados nos ecopontos, o plástico é o que regista um dos maiores crescimentos, com um volume de embalagens recicladas que aumentou 14% só no ano passado. Os dados destacam ainda o desempenho da reciclagem de vidro, material que cresceu 5% em 2021.

Quando se deposita corretamente o lixo e evitamos que este vá para aterro e consequentemente estamos a contribuir para a preservação do meio ambiente, pois a reciclagem consiste num processo de transformação de um resíduo sólido, dando-lhe uma nova vida como matéria-prima ou produto.

Sabia que..
Portugal já contribuiu para a reciclagem de 7,5 milhões de toneladas de resíduos de embalagens?

Mas o país tem um longo caminho a percorrer, sendo por isso importante continuar a educar e sensibilizar os cidadãos.